top of page

Comunidade participa do tríduo a Dom Inocêncio

Em 2017, Dom Inocêncio Lopez Santamaria, teve o reconhecimento canônico do Servo de Deus, em uma missa de ação de graças na comunidade da diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí. Cinco anos depois, em Salvador, a comunidade de Nossa Senhora da Luz realizou, entre os dias 06 e 08 o tríduo em homenagem ao Servo de Deus.

 

A paróquia tem uma comunidade dedicada a Dom Inocêncio que mantem viva a fé, perseverança e dedicação ao bispo que fez parte da Ordem Mercedária no Brasil. “Foi muito bom e bonito poder celebrar Dom Inocêncio que expressa a unidade de nossa comunidade e, ao mesmo tempo, pedir as bênçãos de Deus pela intercessão de Dom Inocêncio que está em processo de beatificação”, disse o pároco frei Fernando Henrique Marques.

 

O tríduo foi celebrado no Centro de formação humana e espiritual que leva o nome de dom Inocêncio, no bairro da Pituba. “É importante reconhecer que Dom Inocêncio é uma pessoa que foi fiel ao evangelho e ao compromisso com o reino e Deus. Se dedicou aos pobres e, assim, à Igreja”, comenta Osmar Pereira que participou do tríduo.

 

Dom Inocêncio morreu em 1958, aos 83 anos, em Salvador. “É preciso que nós como cristãos admiremos Dom Inocêncio para que ele venha ser o Santo de Deus por seu testemunho aqui na terra”, diz Osmar Pereira

 

Uma característica marcante de Dom Inocêncio foi a preocupação pelo trabalho das religiosas como complemento na educação moral e cívica do povo. “Foi muito bom, durante os festejos do tríduo, escutar quem foi dom Inocêncio e a missão dele no meio de nós que foi de muito amor e confiança em Deus. Nos fortalecemos muito nesses dias”, conta a aposentada Maria das Graças Matacosta.

 

Para frei Fernando Henrique, a divulgação da vida de Dom Inocêncio em toda a comunidade ajuda no processo de beatificação. “Nós esperamos, sim, que em breve dom Inocêncio se torne Santo, claro, se for da vontade de Deus. E que Deus conceda a graça dos milagres por honra de Dom Inocêncio para aqueles que precisam”.

Tríduo em homenagem a dom Inocêncio foi celebrado no Centro que leva o nome do servo de Deus

Fotos: PASCOM

bottom of page