top of page

Relíquia de Santa Dulce visita paróquia

Para lembrar com fé e devoção os 30 anos do falecimento de Santa Dulce do Pobres, em Salvador, a paróquia Nossa Senhora da Luz recebe nos dias 12 e 13 de março a visita da relíquia peregrina da santa baiana. “É um momento de oração e aproximação com Santa Dulce”, lembra o pároco frei Fernando Henrique Marques.

 

Na Matriz, a relíquia da Santa estará presente na missa com crianças no sábado, dia 12, e logo após segue para o Centro Comunitário da Pituba onde também será celebrada a missa às 19h30.

No domingo, dia 13, data de morte da santa, já na Matriz, a relíquia segue para veneração durante as missas que serão celebradas em seus horários normais.

 

Santa Dulce foi conhecida em vida por sua solidariedade para com os mais necessitados, por isso, durante a visita das relíquias à paróquia é possível fazer a doação de alimentos e cestas básicas que serão distribuídas para as famílias de nossa comunidade. “Seguindo os ensinamentos de Santa Dulce e buscando um gesto concreto de devoção e partilha estamos incentivando a doação de alimentos que terão como destino aqueles que mais necessitam e que sempre foram acolhidos pela santa baiana”, comenta frei Fernando Henrique.

 

A relíquia

A relíquia de primeiro grau é geralmente o corpo do santo ou algum fragmento retirado do corpo do santo. Depois tem a relíquia de segundo grau que é algo que já pertenceu ao santo, que o tocou, ou que ele usou. A terceira relíquia é algo que foi colocado sobre o túmulo ou o corpo da santa, e é feita geralmente para ser distribuída aos fiéis (fonte: cancaonova.com)

 

Na paróquia

A última vez que a relíquia peregrina de Santa Dulce esteve nossa paróquia foi dia 16 de fevereiro, durante uma reunião do movimento Escalada, também no Centro Comunitário da Pituba. Na oportunidade frei Giovanni Messias, reitor do santuário de Santa Dulce dos Pobres, contou um pouco sobre o serviço que faz no santuário e a vida da santa baiana.

 

Programação da visita da relíquia

Sábado, dia 12

-16h - chegada na matriz

-17h - missa com crianças na matriz

-19h30 - missa no Centro Comunitário

 

Domingo, dia 13

- 06h30 – 8h30 – 10h30 – 15h30 – 17h30  – missas na matriz

 

Relíquia peregrina visitou a nossa paróquia no mês de fevereiro para uma reunião com o movimento Escalada.

santa_dulce.jpeg

Foto: Movimento Escalada

bottom of page