PASTORAL FAMILIAR

 

A Pastoral familiar tem como objetivo a manutenção e solidificação da família. Ela alcança os casais, os solteiros, os descasados, os temporariamente sem família, enfim, casos especiais, todo e qualquer forma de família.

 

É a espinha dorsal de todas as pastorais, já que as Pastorais do Batismo, Catequese de Crianças (1ª Eucaristia), Catequese de Adultos (Crisma), Encontro de Noivos (Pré-Matrimonial), Encontro de Casais com Cristo – ECC (Pós-Matrimonial), Pastoral da Sobriedade, dentre outas, são Pastorais que envolvem a Família.  

 

Existem dois grandes braços, o Pré-matrimonial e o pós-matrimonial.

 

Qualquer pessoa pode participar do grupo, que se reúne mensalmente na terceira segunda-feira de cada mês, às 19:30h, no Centro de Formação Dom Inocêncio – CDI.

 

Nos anos de 2018 e 2019, o desafio maior da Pastoral Familiar é incorporar o grupo do Encontro de Noivos à Pastoral Familiar e alterar a forma de preparação pré-matrimonial.

 

A Arquidiocese solicitou que fossem modificadas as formas de preparação para o matrimônio, implantando o Itinerário Catequético para os noivos.

 

Até então, a preparação dos noivos para o casamente dava-se em um final de semana, com a realização de diversas palestras e programa de interações entre os casais de noivos. O desafio proposto foi modificar este encontro de um final de semana para uma preparação para o matrimônio na Igreja Católica Apostólica Romana.

 

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora da Luz adota o Itinerário Catequético, que é realizado em 11 encontros dos casais de noivos, de aproximadamente 1 hora cada, em datas e locais previamente acordados, em um grupo de até quatro casais de noivos e dois casais animadores, da Pastoral Familiar, que acompanham este processo de crescimento dos casais na preparação para a formação de uma nova Família.

 

As dúvidas sobre a Pastoral Familiar poder ser tiradas através do e-mail familia@pnsluz.com.br ou com os atuais animadores Jamerson Barreiro e Rosângela da Gama Barreiro, nos telefones 3248 2381 ou 99974 9493 ou 99245 4708.

 

Toda segunda quinta-feira de cada mês, no CDI, às 19:30h, acontece uma palestra, bate-papo, momento de oração ou outra atividade, cujo tema é a família. Todos são bem vindos, não precisa pré-inscrição ou avisar, é só participar. São momentos muito ricos de crescimento no tem FAMÍLIA.

 

Anualmente, em agosto, temos uma semana dedicada às Famílias, onde discutimos temas a ela relacionados. Habitualmente, nesta semana, em um dia específico, é dedicado à celebração de casamento comunitário, para que os casais que queiram receber as bênçãos  de Deus para seu relacionamento, possam fazer de forma mais específica.

 

Perguntas mais frequente:

  1. Quero me casar e preciso fazer o Encontro de Noivos, o que faço?

Resposta: A Paróquia Nossa Senhora da Luz adotou, a partir de 2018, o Itinerário Catequético, que é composto de 11 encontros de aproximadamente 1 hora, com os casais que estão se preparando para o matrimônio.

 

  1. Não existe outra forma de fazer o Encontro de Noivos de forma mais rápida?

Resposta: Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, não, porém outras paróquias ainda adotam o método antigo, também válido.

 

  1. Como posso fazer parte da Pastoral Familiar?

Resposta: Entre em contato com o casal animador para acertar os detalhes e, seja bem vindo.

 

  1. Sou viúvo(a), separado(a), solteiro(a) e gostaria de participar de uma Pastoral, qual devo me encaixar?

Resposta: A Pastoral Familiar está de portas abertas a você.

 

  1. Como obter maiores informações sobre a Pastoral Familiar?

Resposta: Entre em contato com o casal animador para obter as informações.

Jamerson e Rosângela Barreiro – 99245 4708 ou 99974 9493