COMUNIDADES

Ambiente onde as pessoas se conhecem partilham a vida e cuidam uns dos outros e buscam evitar a concentração de todas as atividades na matriz, a divisão de tarefas e a multiplicação de lideranças. Mais do que criar estruturas trata-se de recuperar as relações interpessoais e de comunhão. Caminhamos como comunidade eclesial e procuramos atender o desafio do Documento 100 da CNBB Comunidade de Comunidades uma nova Paróquia. " Convertei-vos e crede no Evangelho. (MC 1,15) "Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações (MT. 28,19).

 

COMUNIDADE SÃO RAIMUNDO NONATO

  (Pituba Ville) Missa 1° domingo do mês as 11:00h  

 

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

(Praça Igaratinga) - Se reúne para rezar o Santo Terço a cada quinze dias. Missa todo dia 24 de cada mês.

 
 

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

(Alto do Parque) – Missa 2° domingo do mês as 19:30h

A Comunidade de São Francisco de Assis situada no Alto do Parque – Pituba, foi criada no ano de 2013.

Tem como objetivo a evangelização pautada na 51ª Assembleia da CNBB , realizada em Aparecida, de 10 a 19 de abril de 2013 - Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia (Documento 104 da CNBB). O nosso objetivo é levar Cristo aos outros e trazer os outros para Cristo.

 

Como programação litúrgica temos:

  1. Celebração eucarística no segundo domingo do mês com revezamento dos prédios;

  2. Terço Mariano - todas as 2ª e 4ª Segunda-feira do mês ;

  3. Visita da capela de Nossa Senhora das Mercês nos lares da comunidade;

  4. Tríduo da festa do padroeiro nos dias 01,02,e 03 de outubro;

  5. Missa campal da festa do padroeiro no dia 04 de outubro;

  6. Noite de oração - a igreja em saída - com os Grupos de oração da Paroquia Nossa Senhora da Luz.

Ações Sociais:

  1. Doações de alimentos para a creche São Pedro Nolasco

  2. Participação nas campanhas para ajudar nos projetos do CCP

  3. Campanhas para ajudar asilos de idosos e creches

  4. Novena de Natal

  5. Celebração eucarística na semana missionária - preparação para a festa de Nossa Senhora da Luz

  6. Participação na Amostra da Luz

  7. Participação da Feira de Integração

 

Para se inteirar das ações da comunidade foi criado um grupo no WhatsApp “Comunidade São Francisco” onde os participantes são inseridos para que fiquem informados das atividades da comunidade e também da nossa paróquia. Este grupo também tem uma valiosa função intercessora na vida da comunidade. Onde são feitos diariamente pedidos de oração por alguma situação e ou doença de pessoas fora e dentro da comunidade. E muitos relatos e testemunhos são postados para que todos creiam na força da oração comunitária.

 

COMUNIDADE BEM-AVENTURADA DULCE DOS POBRE

(Parque Júlio Cesar) - Missa todo dia 13, além de Novena da Padroeira, Encontros da Campanha da Fraternidade e Natal em família.

A Comunidade Dulce dos Pobres, do Parque Júlio César surgiu logo após a celebração da primeira missa no ed. Constantino, durante a semana missionária no ano de 2016.


Foi primeiramente batizada como Comunidade São Sebastião, por Frei Demerval, mas não agradou muito... logo depois em reunião ele sugeriu a troca de nome para Comunidade Dulce dos Pobres. Confirmada com uma medalha que Frei Willian ganhou no ônibus da irmã Dulce e houve grande aceitação dos participantes da reunião. Esse nome foi dado, em homenagem à irmã Dulce, referência para nós. Tinha o grupo do Terço do ed Marcelo do Parque Júlio César, que costumava se reunir uma vez no mês para rezar o terço em grupo, também fazer doações e orações pelos mais necessitados, era uma das coisas que o padre pretendia que se continuasse a fazer. Assim o nome posto na comunidade foi bem propício e certamente serviu para fortalecer as atitudes do grupo com humildade e trabalhos sociais.
As missas se tornaram frequentes no dia 13 de cada mês.  


Foram colocados vários objetivos para Comunidade  realizar como:criação do terço nos prédios ,reflexão de textos bíblicos, visitas aos enfermos,um melhor  entrosamento entre vizinhos, ações sociais, além da missa sempre que possível no dia 13 de cada mês.


O "anjo bom da Bahia" morreu em seu quarto, de causas naturais, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento.

Esta comunidade, através da Celebração das Santas Missas, promove a integração dos diversos condomínios, em seu torno, no Alto do Itaigara, visando a difusão do Evangelho de Jesus Cristo, sempre associando a fé com obras, através de solicitações de doações, exercitando ato de caridade Cristã, (A fé sem obras é morta – Tiago 2:26).

O carisma desenvolvido por esta comunidade, traz para todos, a busca do conhecimento da mística desta Santa no nosso meio, “A pequena via” da perfeição.

Cumpre ressaltar, que é realizado Tríduo em seu louvor no mês de setembro, culminando com a festa em 1º de outubro.

Assim, acolhe-se como sentido desta comunidade, a máxima de “tudo por amor”.

COMUNIDADE SANTA TEREZA DE LISIEUX

(alto do Itaigara) – Missa todo dia 19 do mês.

 

COMUNIDADE SÃO PEDRO NOLASCO

  (Areal) Missa todo domingo as 08h

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now